livroseflores@outlook.com.br Image Map

Perfumes de Paris - Sayonara Salvioli




No romance Perfumes de Paris, o luxo e a sedução da belle époque francesa serão o pano de fundo para um amor proibido e envolvente. Junto com os protagonistas, o leitor caminhará pelo Quai des Tuileries e pela Pont Neuf; visitará a catedral de Notre-Dame e se encantará com os Jardins de Luxemburgo. Também será convidado a percorrer outros lugares marcantes da Cidade-luz, como o bairro boêmio de Montmartre e seu glorioso Moulin Rouge. Mas será fora dos círculos de glamour que a protagonista conhecerá o amor. A romântica e – ao mesmo tempo – moderna Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, encontrará no pintor Pierre o maior sentimento que já conheceu. Porém, o amor chega com uma proibição causada por um antigo segredo. E, logo adiante, o casal enfrentará uma barreira ainda maior e mais severa... Com passagem também pelos canteiros floridos de Grasse – a Capital Mundial do Perfume – e pelos campos de lavanda da região de Provence, Perfumes de Paris apresenta uma história de amor em todas as suas fases: a surpresa, o encanto, o medo, a ameaça, a sensualidade e o êxtase!



"Perfumes de Paris" foi escrito por Sayonara Salvioli, tem 160 páginas, foi publicado pela Primavera Editorial e faz parte da Coleção Amores Proibidos. 

Na obra conhecemos Charlotte, uma perfumista moderna herdeira de todas as propriedades de Armand de Chermont, Marquês du Broc e Conde de Grasse. O livro é o diário de Charlotte e tem como cenário a belle époque francesa.

Pelas características da obra, classifico-a como um romance de época mesclado com romance histórico. Estranho, não?! rsrs. Eu adoro esses gêneros, então, podem imaginar minha ansiedade ao esperar esse livro chegar! Após ler vários comentários positivos sobre a obra, fiquei mais animada ainda e as expectativas em torno da leitura só aumentaram.

Preciso dizer que, infelizmente, me decepcionei com "Perfumes de Paris". De início, tive dificuldade com a escrita: pareceu-me desconexa demais para um livro que narra romances tão intensos. A obra é bem curta e, incrivelmente, tornou-se maçante para mim.

Depois tem a questão de não ter sido cativada por nenhum dos personagens e, também, a falta de desenvolvimento das cenas se tornou uma característica muito marcante.

O que mais me decepcionou foi a previsibilidade da narrativa como um todo. É notável o esforço da autora para que "Perfumes de Paris" fosse um livro que foge dos clichês. 

Entretanto, tal empreitada restou infrutífera, vez que a previsibilidade das cenas e da personalidade de cada personagem se faz bastante presente.

Por fim, preciso dizer sobre a edição. Apesar da capa conter muitos elementos que fazem referência à história de Salvioli, ouso dizer que essa é uma das capas mais visualmente desagradáveis que tenho em minha estante. Não gostei da arte como um todo. Todavia, as páginas estão bem diagramadas, com detalhes leves que condizem com o gênero da obra.

Como sempre digo em minhas resenhas, não deixe de dar uma oportunidade à obra! Experiências de leituras variam de pessoa para pessoa e é isso que faz esse universo literário tão bacana: essa troca de opiniões. O que não funcionou para mim, talvez funcione muito bem para você. Vale ressaltar que há MUITOS comentários positivos sobre a obra na internet. Dá uma olhadinha lá no Skoob! Leia a obra e volte aqui para me contar o que achou! :)